Ser ou não ser pop?

9 06 2010

O mundo POP já não é mais o mesmo… Lembro-me de quando Madonna escandalizava a todos com musiquinhas inocentes do tipo “Like a Virgin”. Lembro também das Spice Girls e seu “Girl Power” na tentativa de finalmente colocar as mulheres no mesmo nível que os homens quando o assunto era sexo. Tivemos algumas tentativas de termos sucessoras de Madonna e a Britney, que parecia ser a escolhida, não deu conta. Chegou perto, é verdade, quem não lembra daquele beijo Madonna/Aguilhera Madonna/Britney (how could it hurts you when  it looks so good?)? Mas parece que o século XXI precisou chegar às portas de sua segunda década para que as coisas começassem realmente a mudar e para que tivéssemos uma verdadeira sucessora para Madonna.

Nas últimas duas semanas vi dois videoclips que me deixaram realmente impressionado. O primeiro foi “All The Lovers” da Kylie Minogue. Que clip é aquele? Perdi a conta de quantas vezes assisti e acho que ainda não entendi o que ele quer dizer. É impossível não pensar em uma grande suruba a céu aberto, mas, quando chegamos nos segundos finais do clip já não há mais como pensar na perversão que estava na sua cabeça quando o clip começou. O clip é lindo e, por mais bizarro que possa parecer, aquela suruba termina de uma forma tão pura que faz você se sentir mal por passar o clip todo vendo obcenidades onde não existe (ou será que existe?). A única coisa na qual eu tento não pensar muito é na mensagem que quiseram passar com aquele cavalinho branco (medo de descobirir!).

E, ontem, vi  o segundo clip que me deixou boquiaberto: Alejandro. Acho que já é consenso que Lady Gaga é a sucessora natural de Madonna e, por mais que eu tenha relutado em gostar dela, acho que deve ter aguma coisa no sangue dos viados que faz Lady Gaga funcionar como um imã… Mas, vamos ao clip: se Kylie Minogue já tinha me deixado impressionado, Lady Gaga foi além. Estou em choque! Não imaginei que viveria para ver cenas como essas… Acho que aqui não existe nada de puro nas perversões que ficaram (ou não) subentendidas. Mas o que mais me agradou foram aqueles homens fortões em posições que normalmente são ocupadas pelas mulheres. Sempre é muito comum ver a própria estrela em posições submissas ou se contorcendo em uma cama, mas Lady Gaga foi diferente. Ela está lá naquelas cenas eróticas, mas não como a submissa da história. Por que seguir os padrões quando queremos quebrar com eles, não é mesmo? Não que eu seja contra as mulheres estarem na posição “submissa”, mas por que só elas? Por que demorou tanto para os homens serem colocados no mesmo lugar? Ah, claro… As mentes machistas que encaram a submissão como uma situação degradante que só pode ser aceita por mulheres… Acho que Lady Gaga pensa diferente. E, embora eu concorde que homens e mulheres precisem ser tratados igualmente, ao terminar de ver o clip não pude deixar de me perguntar: será que a submissão é realmente uma posição inferior?

Os clips são excelentes, fizeram eu me sentir realmente no século XXI, mas o fato de eles terem me impressionado desse jeito me deixa preocupado. Será que tenho a mente tão aberta quanto pensei que tinha? Será que meus conceitos que eu julgava serem avançados para o século XX são ultrapassados no século XXI?

Acho que meu lugar no tempo é este e terei o resto da minha vida para tentar descobrir se sou realmente capaz de aceitar as diferenças e me adaptar às mudanças. Não parece uma tarefa muito fácil, mas, com certeza, será divertido!

Anúncios

Ações

Information

4 responses

10 06 2010
Amanda

Adorei os videos que vc indicou! Esse Alejandro é excelente! Não fiquei chocada, mas surpreendida! Sera que o mundo ta mudando? Hoje eu assisti um clip da Lily Allen muito bom tbm: http://www.youtube.com/watch?v=fUYaosyR4bE
Parece bem inofensivo, mas da uma olhada na letra – ela reclama que o namorado dela é egoista na cama, que so tira, mas não recebe. Ha uns anos atras o importante era “100 maneiras de levar seu homem à loucura”, pelo menos agora estamos reivindicando nosso proprio prazer.

10 06 2010
tatyseixas

Dr. Leonardo se superou dessa vez! Que post foda, migo.

Me mata de orgulho!!!

Como sempre, sua amiga desnaturada de destilaria tá com muita saudade de você e de destilar seus próprios venenos. Mas vou parar de prometer meu retorno triunfal, quero supreender pra não perder meu espacinho cativo aqui nesse blog.

Um beijão para todos e #úladygaga:

10 06 2010
Glorinha

Olha, Léo, pra o que éramos antes, hoje já é alguma coisa, né? Eu já fui tão, mas tão ‘tradicional’ em relação a algumas coisas. Hoje bastante coisinhas já mudaram, sabe? Eu sempre achei que eu tinha a mente aberta, mas hoje eu posso dizer que estou ‘abrindo’. Estou passando por esse processo ainda. Vamos dar nomes aos bois: estou me modernizando. AUHSUAHSUAHUAHUSHAS BUT eu acho que mesmo que algumas coisas ditas como ‘modernas’, não são boas só porque as são, sabe? Não é porque é moderno que não tenha que haver um limite. As pessoas têm o péssimo hábito de usarem essa liberdade que a modernidade trouxe pra abusar, extrapolar, chegar ao cúmulo do ridículo e eu não acho que essa seja a forma mais sábia de usar nossos ganhos, não é?! Eu ando muito confusa em relação as minhas concepções. Algumas mudaram, outras estão estão em processo de mudança e outras estão sendo polidas, mas todas buscam um equilíbrio, sabe? UASHUAHSHASHUH Bom, é por aí, Léo!

Enqnto ao clipe de Lady Gaga, que fodão, né? Adorei! O outro não quis abrir aqui!=/ Mas ela passa mesmo essa mensagem nas ‘entrepernas’, né?! AUSHUAHAHSH muito bom! E ótimo poste, léo! =*

11 06 2010
Lara

Então,
quando vi o clipe da Kylie Minogue pela primeira vez pensei: Que é isso? Clipe pornô?
Mas depois quando a pirâmide se formou só conseguia pensar: Coitado de quem tá lá no meio!
Ai deixou de ser algo escandaloso para se tornar algo assustador, tipo, eu não quero mais estar lá no meio! (ok, confesso, no começo quis estar lá sim tá e dai!rs)
E já que você falou que Lady Gaga parece ser um imã para gays (porque será? *cara de desentendida), este clipe, na minha opinião, também parece ser, até agora só gays me falaram dele, agora não mais já que você quem falou dele agora! ;P

Té mais…
Lara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: