Ser ou não ser paranaense?

9 02 2010

Na hora de fechar os meus posts sobre os estados do sul me deparei com um pequeno problema: eu não conheço o meu estado! E olha que passei toda a minha vida no Paraná. Eu tenho algumas teorias pra isso, mas nenhuma realmente me convence, então, acho que vou falar sobre o pouco que eu sei… A história do Paraná é pouco conhecida, mas muita coisa aconteceu por aqui ainda nos primeiros anos da colonização do Brasil. Infelizmente não existe muito interesse em se contar essas histórias (eu mesmo só fui conhecer um pouco da história do Paraná há pouco mais de um ano). Mas isso não significa que o estado não tenha atrativos. E, nesses atrativos, as belezas naturais ocupam a dianteira! Como não falar das Cataratas do Iguaçu? Sem dúvida, um dos lugares mais lindos que conheço! Ainda em Foz do Iguaçu temos a maior usina hidrelétrica do mundo! Eu sei que é só concreto, mas ainda assim tem o poder de te deixar encantado com aquela obra faraônica! Foz do Iguaçu também tem o Parque das Aves, um lugar lindo com algumas espécies de aves (e também de répteis) bem exóticas. É uma boa alternativa pra enfrentar o calor da cidade, o parque é todo arborizado e a temperatura fica mais amena.

No norte do estado estão Londrina e Maringá. Esta última se destaca por ser toda planejada e por ser uma das cidades mais arborizadas do estado, mas, o que mais me atrai em Maringá são os “japagatinhos”. O norte do Paraná recebeu muitos imigrantes japoneses e Maringá é uma das cidades com a maior concentração de orientais no estado.

O Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa apresenta formações rochosas bem interessantes e, não muito longe dali, fica a nossa Capital: Curitiba. A cidade é linda, cheia de lugares bonitos para se visitar (Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui, entre outros), mas aquela história de que o curitibano é frio e fechado é verdade! Não espere fazer amigos por lá. De Curitiba você pode pegar um trem que desce a Serra do Mar e vai até Paranaguá, dizem que o passeio é muito bom, mas ainda não tive a oportunidade de experimentar. De toda maneira, fica o registro. E, já que estamos falando de trens, não posso deixar de comentar sobre os projetos de expansão das ferrovias no estado. A intenção é ligar diversas cidades com trens que poderão transportar passageiros a mais de 100 Km/h. Enquanto isso, quem está disposto a desembolsar uma boa grana em um passeio pode optar pelo “Great Brazil Express”, um trem de luxo que corta o Paraná de Leste a Oeste.

Mas, se nada disso te interessou, talvez lá em Pato Branco, onde tudo é diferente, você possa encontrar algo que te agrade.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

11 02 2010
Ju

Não moraria em nenhum, ou melhor, na verdade os pontos turisticos citados são só p isso mesmo né (turismo) rss, não é p morar? Mas falando da região Sul como moradia, impossível.O falso moralismo e os “bons costumes” (q não fazem nenhuma diferença na vida de qualquer ser humano), imperam nesses lugares, a colonização europeia, deixou a ideia do bonito p ser visto, do conservar p ser visto, de tudo p ser visto, e não p ser realmente aproveitado.A falsa ideia da qualidade de vida desses lugares, só p pessoas antiquadas, e hipócritas.Pessoas q tem interesse em ser feliz, jamais morará na região Sul do país, onde usar saia curta é praticamente criminoso, não pelo frio q faz na região, mas pq p eles, as mulheres q usam roupas curtas, são imorais , ilegais e devem ser cremadas em vida kkkkkk. E juram q isso é só boa educação e o pior é q não admitem difrenças culturais,p eles as únicas pessoas, lindas , bem educadas , corrétissimas, e perfeitas são as do Sul.

11 02 2010
Ju

Esquecí de falar, olhaaaaa meninooooo, vc deveria fazer jornalismo, mas pensando bem hj em dia não é mais necessário o diploma, p viver disso .Pq vc não arranja akeles empregos dos sonhos, de ser comentarista das Revista 4 rodas por exemplo, onde vc é obrigado a testar, hoteis , restaurantes, desfrutar de tudo e ainda ganhar ooooooo salário, rsssss. Vc leva jeito p coisa mesmo, arrasa na redação. Parabénssss.

5 04 2010
José

Esta Jú deve ser Baiana, só a Bahia é linda, têm as melhores prais, o povo é o melhor, tudo mentira, quem anda por Salvador sabe o que estou falando, é uma cidade imunda, e o acaraje não é tudo o que falam. É claro que não dá para resumir um estado desta forma, só em alguns detalhes, cada estado tem suas particularidades, para quem vive pode ser o melhor ou o pior, depende muito das circunstancias. Agora não me venha falar do povo Paranaense. Há e nem citaram Tibagi/Pr, e outras cidades otimas para se viver.

27 07 2010
eraldo

Quanta ignorância, o Ju ou a Ju, deve estar falando de outro estado, pois no Paraná onde moro não presencio esses fatos mencionados, todo estado tem suas partucularidades, e o Paraná não é diferente, temos uma outra colonização e é lógico que isso traz características próprias, estaria sendo mediocre se falasse de qualquer estado da federação, por criticar o povo nordestino por ser mais festivo que o povo do sul, ou por criticar o sotaque carioca, isso tudo são traços culturais que torna o nosso país tão fascinante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: