Ser ou não ser barriga verde?

27 01 2010

Barriga verde é uma das formas que você pode usar para se referir a uma pessoa que nasceu em Santa Catarina. Não me pergunte o motivo, só sei que é assim…

No sul existe um estado com o setor industrial bastante forte (Rio Grande do Sul) e um com o setor agrícola que se destaca (o Paraná). Em um cenário desses falta alguém pra fazer festa, né? E é aí que entram os catarinenses!

Ok, ok, nem só de festas vivem os catarinenses, o estado tem um parque industrial bem diversificado e a agropecuária também é bastante forte. Entretanto, o grande diferencial de Santa Catarina são os atrativos turísticos. Pra meu azar eu estou próximo da região oeste do estado, também chamada de “velho oeste” (acredite, esse apelido da região não é mera coincidência), as festas estão mais próximas do litoral…

Sabendo do potencial turístico, o estado investiu em um projeto bem legal chamado de “Portais do Lazer”. Nas cidades da fronteira existem locais onde você tem acesso a informações sobre os melhores pontos turísticos do estado. Algumas das pessoas que trabalham nesses lugares precisam de mais treinamento, mas os mapas são bem fáceis de entender.

A melhor época para visitar o estado, sem dúvida, é o mês de outubro. Nesse mês você pode entrar no circuito das festas: Oktoberfet, em Blumenau (maior festa típica do país que, no quesito “festa popular” só perde para o carnaval); Fenarreco, em Brusque; Bananenfest, em Corupá; Schützenfest, em Jaraguá do Sul; Marejada, em Itajaí; Fenaostra em Florianópolis e eu provavelmente esqueci de alguma, porque são várias! Sem contar que nessa época o movimento no Beto Carrero World ainda não é tão intenso e fica mais fácil conhecer todo o parque e se divertir naqueles brinquedos sensacionais (o parque é incrível, vale muito a pena!).

Quem gosta do frio pode ir se congelar em São Joaquim no inverno (com boas chances de ver neve) ou pode ir pra festa (outra!) do pinhão em Lages.

Dizem que os finais de ano são excelentes em Floripa e que, se não fosse por divergências políticas, o Reveillon de Floripa deste ano ficaria no páreo com o de Copacabana. Eu passei o Natal em Chapecó (no oeste), a decoração da cidade estava incrível e, pra ninguém reclamar de que não tinha festa, todas as noites (sim, TODAS!) tinha algum show na cidade (tudo ‘de grátis’).

Alguma dúvida de que os catarinenses sabem como se divertir?

Anúncios

Ações

Information

7 responses

28 01 2010
wanderlei

ola…bom dia.

Gostei muito do seu texto. Parabens e obrigado pela forma agradável como voce se refere ao nosso estado.

Escrevi sobre a origem do nome barriga verde. Vale a pena uma leitura.
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/conteudo/index.phtml?id=60976

Abraços

Wanderlei salvador

http://www.obv.com.br

28 01 2010
tatyseixas

Leo, adorei os posts sobre o sul do Brasil. Eu que já queria mto conhecer essa região, agora tô me mordendo de vontade de ir logo.

A única festa catarinense que eu conhecia é a mais famosa, o Oktoberfest. Aliás, o Pânico na TV fez um matéria hilária no Oktoberfest do ano passado, vale a pena ver: http://www.youtube.com/watch?v=h5ShlWPRW1I&feature=related

Beijos e saudades!

28 01 2010
Sergio

Barriga verde por causa da faixa que eles usavam antigamente, com o que hj chamamos de vestes tradicionais, parecidas com a dos gaúchos. Se não me engano os gaúchos usam vermelho, os catarinenses usavam a faixa verde, como ela é uma faixa larga e usada na altura da cintura/abdomên, o motivo de serem “barrigas verde”.
Bom, isso foi o que ouvi nesses meus anos de SC e Floripa! =)
Espero ter sido útil aqui rs

28 01 2010
Sergio

Ih, já tinham respondido! rs

4 02 2010
Luciana

É isso aI! adorei o texto!!! Sou Catarinense e com muito Orgulho!…Mas ainda faltou um trecho..esqueceu das nossas belíssimas praias do litoral Catarinense, Garopaba, ferrugem, bombinhas, porto belo, Mariscal..etc e tal entre tantas outras…..Ah não esquecendo da culinária maravilhosa que oferece!! com certeza Muita coisa boa em SC…

9 02 2010
Leonardo

Wanderlei, muito bom o seu texto, agora sei exatamente o motivo de os catarinenses serem assim chamados. Obrigado pelo link!
Sergio, você deixou bem resumidinho, então, mesmo com a resposta do Wanderlei, achei interessante deixar seu comentário, ok?
Tati, vc vai gostar muito de Santa Catarina! Com ctza, no sul, é o melhor estado para se tirar umas férias! ^^
Luciana, me desculpe! Realmente falar de Santa Catarina sem falar do litoral é um sacrilégio. Infelizmente eu só conheço duas praias em SC (Morro dos Conventos e Arroio do Silva) e, por isso acabei não comentando. Obrigado por lembrar do litoral. Prometo que assim que conhecer a costa catarinese escreverei um post especial sobre as praias, ok?

28 04 2010
Isabela pasquali

oi,adorei este site é muito legal eu e a julia minha melhor amiga,tinha um trabalho para fazer para a escola e ai nós pesquizamos porque os catarinenses são chamados de barriga verde e ai nos pesquizamos e achamos o site ideal…

obrigado(a)….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: