Ser ou não ser do sul?

17 01 2010

Não sei ao certo como isso começou, mas desde que me entendo por gente tenho esse sentimento especial pelo sul. Embora eu tenha nascido no Paraná, a região onde vivi (na fronteira com Santa Catarina) foi colonizada essencialmente por gaúchos, portanto, meu amor por cada um desses três estados é o mesmo.

Talvez eu seja um pouco bairrista, mas acho pouco provável que uma pessoa que realmente ame a sua terra não seja. O separatismo é um sentimento bastante forte por aqui e, confesso, já concordei com a idéia. Mudei de opinião depois de conhecer a fundo a história do nosso país, mas dificilmente alguém vai me fazer deixar de ter Bento Gonçalves como um dos meus maiores heróis (sem levar em consideração o Batman, o Homem-Aranha e os Cavaleiros do Zodíaco, claro).

Nos últimos 30 dias estive perambulando pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina e pude, além de rever, conhecer vários lugares incríveis desses dois estados. Durante a semana vou tentar colocar aqui tudo o que eu vi e que me chamou a atenção, assim, se alguém pretende vir ao sul algum dia, terá uma idéia (meio tendenciosa, é verdade) do que poderá encontrar.

Ações

Information

2 responses

18 01 2010
Amanda

Uau! Adivinha qual é meu tema de dissertaçao de mestrado? O movimento separatista do sul! Vc vai virar meu consultor!
Beijos!

21 01 2010
Leonardo

Que tema interessante! ^^
Não acho que eu possa ser de grande ajuda, mas se precisar, podemos discutir o assunto.

Deixe um comentário

