Ser ou não ser otário?

25 08 2009

gripeDuas semanas sem aula são sempre bem-vindas, especialmente no inverno. Mas quando todos os locais que você costuma frequentar nos dias de folga estão fechados as coisas não parecem ser tão interessantes assim. A única alternativa é a vídeo locadora. Infelizmente, em tempos de Gripe A, a disponibilidade de filmes é bem reduzida…

E é sobre essa gripe que eu fico divagando nas horas de folga.

Primeiro, sobre o nome: Convencionou-se que não deveria ser chamada de “Gripe Suína” porque isso faria com que as pessoas parassem de consumir carne de porco e a economia nacional seria afetada. Achava isso desnecessário, depois de tanto se bater na tecla de que o porco é inocente eu acreditava que não faria muita diferença. Eis que ontem sou surpreendido com um jovem que indignado pergunta por que não matam todos os porcos pra acabar de vez com a gripe. O grande problema aqui é que ele estava falando sério. Não precisei mais do que isso pra entender que a problemática do nome é real. E os porquinhos, coitados, vão continuar levando a culpa pela incompetência humana…

A segunda linha de divagação é sobre essa teoria da conspiração. Teria sido essa gripe propositadamente disseminada no México por um laboratório estadudinense que precisava vender o grande estoque de Tamiflu que não tinha mais compradores? Assistindo ao Jornal da Globo, vi como os norte-americanos estão se preparando para a gripe no inverno deles. E o cientista animadamente explicou que eles aprenderam muito com o comportamento do vírus nos países do sul e estão preparados pra enfrenta-lo. Pra mim fez um certo sentido essa teoria. E mais do que isso, me senti um rato de laboratório. Um daqueles branquinhos bonitinhos que ainda está na lista de espera pra ser infectado pelo vírus. Se aprenderem o suficiente com os outros eles liberam a vacina e eu escapo do teste, do contrário, serei infectado e estudarão os efeitos do vírus no organismo de um rato do sul que costuma ser relativamente resistente à gripe.

Mas o que mais me irrita é que os meios de comunicação insistem em dizer que a Gripe A mata menos que as outras gripes e que não há motivo para pânico. Ok, entendi. Mas se é assim, por que fecharam escolas, bares, restaurantes? Por que a guria que trabalha no posto de saúde me disse que tá morrendo muita gente com suspeitas dessa gripe e que as autoridades não estão divulgando?

Sinto que estou sendo enganado! Eu só não sei por quem…

Ações

Information

6 responses

25 08 2009
Aline Mariane

Estou no Senegal, que é um pais majoritariamente islamico e por aqui todo mundo esta convencido de que a gripe A nao chegou por nao haver porcos – carne suina é proibida para os muçulmanos. Ainda bem, porque com a falta de infraestrutura que tem por aqui, a ultima coisa que precisamos é de uma epidemia…

27 08 2009
Leonardo

Eu estava convencido de que a gripe havia chegado ao Brasil de avião. Estou sendo enganado sobre a inocência do porco também?

25 08 2009
tatyseixas

Leo, minha mãe trabalha no Hospital da Piedade aqui no Rio e disse a mesma coisa que sua amiga que trabalha no posto de saúde daí. As pessoas estão morrendo aos montes e nada do ministério da saúde divulgar.

Ainda tem uma historia que ta rolando pela web sobre uma revista do segmento da saúde ter divulgado a vinda da gripe suína em 2000. Parece que ninguém ouviu os cientistas e agora tamos ai sofrendo as consequencias.

No final das contas, só sei de uma coisa, amiguinho venenoso, já to com transtorno obsessivo compulsivo de tanto que lavo as mãos!

Bjos e amei seu post!

27 08 2009
Leonardo

Então Tati… Aos poucos a gente vai descobrindo as coisas… Felizmente tem muita gente ficando compulsiva por lavar as mãos e isso provavelmente vai dar uma segurada no bicho. ^^
Beijo!

9 09 2009
Josiane

Aiii Leo eu nunca me imaginei um rato de laboratório mas lendo isso sabe que é verdade.
Falando em rato me lembrei da história das” laranjas podres” e que a Rachel queria ser nectarina podre que era mais chique. hehehe

Q saudade daquele tempo!

10 09 2009
Leonardo

AHuahuahauah! E se é pra ser rato, que seja um rato bonito!

Deixe um comentário

