Ser ou não ser um pecador?

11 07 2009

1247351235782Estava eu andando distraidamente pela praça de uma cidade vizinha quando um jovem me abordou e, educadamente, me perguntou se podia me entregar um jornal.

Claro! – Respondi.

O jornal em questão era a “Folha Universal”. Na capa, a polêmica sobre um menino nos Estados Unidos que quer ser menina. Fiquei levemente irritado por imaginar o conteúdo da reportagem. Algumas pessoas traduziriam esta reação como: “satanás soprou no meu ouvido que eu devo sentir ódio de Evangélicos”. O que não é verdade, porque eu jamais sentiria ódio (faz mal pro músculo cardíaco). Ao me entregar o jornal o jovem aproveitou pra me fazer um convite: uma reunião que aconteceria na Igreja algumas horas mais tarde. Foi nessa hora que satanás soprou novamente no meu ouvido. Por acaso eu estava de óculos na hora do convite e não resisti:

A Igreja não é o local onde fica o altar do Senhor?

– Sim.

Obrigado pelo convite, mas eu uso óculos, não poderei comparecer.

Percebendo que ele ficou com cara de quem não tinha entendido nada, concluí:

Na Bíblia tá escrito que pessoas com problemas de visão não podem se aproximar do altar do Senhor. E nós não queremos desrespeitar a palavra do Senhor, né? Seria um pecado… Uma abominação!

– Todos são bem-vindos na casa do Senhor – rebateu ele (e tenho certeza de que ouvi satanás soprando no ouvido dele também).

Até o meu amigo gay? (eu não ia dizer que o gay era eu porque seria queimado ali mesmo… Gay e com problemas de visão? Muita coisa pra uma pessoa só…)

– Ele também seria bem-vindo e tenho certeza de que poderia ser ajudado na nossa Igreja.

Vocês o ajudariam respeitando a condição dele ou tentando curá-lo sob os argumentos de que ele é uma abominação?

Como ele demorou mais de 5 segundos pra me responder usei meu melhor sorriso “continuarei a te respeitar mesmo assim”, devolvi o jornal e segui o meu caminho.

Ações

Information

16 responses

13 07 2009
Anônimo

Talvez você pudesse ler a reportagem, ao invés de imaginar o conteúdo. O preconceito contra evangélicos é tão horrível como o contra os homossexuais. Pelo menos essa é a opinião de um ateu heterossexual. Está na página 8: http://folha.arcauniversal.com.br/folha/fotos/integra/895-Geral%20baixa.pdf

14 07 2009
Leonardo

Obrigado pela crítica, mas o que realmente me irritou não foi o jornal e a reportagem, foi o convite para a reunião (e sobre essas reuniões eu posso falar pois as conheço muito bem). Não tenho preconceito contra Evangélicos. Pessoas da minha família, amigos e meu único ex-namorado são Evangélicos.
Li a reportagem, me surpreendeu, mas ficou a dúvida: no jornal eles analisaram os fatos baseados na ciência, mas uma vez na frente dos “orientadores” da Igreja um homossexual é convidado e ler sobre Sodoma e Gomorra, Levitício 18:22, entre outros… Por que será?

16 07 2009
Anônimo

Obrigado por ter se interessado e lido a reportagem, Leonardo. Concordo com você quanto ao que acontece dentro das igrejas, o que acho lamentável – para quem duvidou aí embaixo, sou ateu sim. Quanto à sua pergunta, talvez o jornal mostre que a direção da igreja esteja revendo alguns pontos, enquanto os pastores na base seguem com seus conceitos equivocados. Não tenho propriedade para fazer mais do que especular sobre isso. O ponto aqui era só fazer as pessoas pensarem um pouco sobre como também julgam antes de conhecer ou ler. Eu também desconfiei quando vi essa capa, mas me surpreendi com o texto, como você. Acredito que na nossa sociedade democrática temos espaço para todos se manifestarem. Tem que ter parada Gay na avenida Paulista e tem que ter igreja evangélica também, se as pessoas quiserem ir até lá e encontrarem conforto ali. E claro, que ninguém seja obrigado a ir a um ou a outro.
abraço a todos

13 07 2009
Josiane

Olha acho que qualquer forma de preconceito é horrível.
Mas sinceramente nenhum(a) amigo(a) homossexual ficou tentando me persuadir pra mudar a opção sexual, totalmente diferente da maioria dos meus amigos evagélicos que além de não respeitarem a minha opção religiosa ainda ficam dizendo que estou no “caminho errado”.
Mas assim como fez meu amigo autor do texto minha educação vai além dos julgamentos deles.

14 07 2009
Leonardo

Quer prova maior de que você está no caminho errado? Você é amiga de gays!
Vai acabar se corrompendo! ^^

14 07 2009
Ju

A tática do óculos escuro sempre uso, c os entregadores sabia? Sim acredita q eles não tem coragem de me entregar?, sempre passo, empinada, dura,linda no salto , de óculos gigante ,e c a cara fechada.Nem ousam rssss.Só abro o meu sorriso e olho p ele qdo to precisando do jornal p por no carro , p não sujar o tapete hahaha, juroooo.Mas outro dia quebrei a cara, na sexta-feira lavei o carro, e não tinha jornal, passei na frente do entregador bem na porta da igreja, e ele teve a ousadia, a audácia de nem olhar p o meu lado.Logo, concluí q, eles tem preconceito com pessoas lindas e não kerem q a gente se salve , e no fundo tenho certeza q desejam q a gente arda no fogo do inferno, o nome disso é inveja, despeito. hahhahahahahahahaaha.Ameiiiiiii a coluna.

14 07 2009
Leonardo

And we have a winner!
No, honey! No! Jornal não!

14 07 2009
Roque Santeiro

Enquanto as igrejas evangélicas promoverem o preconceito, temos todos que nos manifestar contra eles. Foi por causa do silencio de muitos que os Nazistas ganharam espaco para crescer e tomar poder. Imagina se um Evangélico vira presidente do Brasil! Seria o fim.

14 07 2009
Leonardo

Não precisam estar na presidênica para ter poder. Pelo que percebi você não mora no Brasil, se morasse saberia que eles já têm muito poder político. E a maioria deles é abertamente contra o que eles insistem em chamar de “homossexualismo”.

14 07 2009
Amanda

Cara de pau esse anônimo que quer comparar os gays com os evangélicos! Ateu? Sei… Se os evangélicos se contentassem em louvar o deus deles sem incomodar os outros, ninguém ia reclamar tanto deles! Agora, eles acham que estão fazendo o dever deles enchendo o saco de todo mundo, então aguenta as consequências!

15 07 2009
Leonardo

Exatamente isso Amanda!
E se alguns gays têm preconceito contra Evangélicos, por que será que ele surgiu?

14 07 2009
Thiago Camargo

O que seria do mundo sem as igrejas? Milhares de pessoas perdidas soltas pelas ruas, sem rumo… Jesus, ainda bem que você veio!!

Eu particularmente, acho repugnante a Igreja Universal, acho pior que o BBB… mas fazer o que, tem quem goste! uuurgh! Também não gosto de nenhuma religião mas, acho melhor que elas existam…

15 07 2009
Leonardo

Com certeza são importantes! Mas muitas vezes as igrejas esquecem que deveriam dar paz espiritual e ajudar as pessoas e acabam discriminando, excluíndo e criando preconceitos.

23 07 2009
Coluna ‘Enfim, sós’ – Longe de mim, suína! « Blog Destilando Veneno…

[…] minha filhinha canina chega aqui em casa nesse final de semana, o blog bombou semana passada com o último post do Léo e, a melhor de todas, hoje já é quinta-feira, minha […]

8 11 2009
DESCONHECIDO

Bom, depois de ler alguns comentário pude perceber que nenhum dos mesmo se preocuparam em falar qual é posição de Deus relatada na bíblia o que mais se deve levar em conta, afinal o que se estão discutindo são opinões humanistas nas quais cada um pensa o que é melhor para si próprio e não se querem agradar a Deus com suas atitudes ou práticas.
Deus é maior interresado em nossa vida e na palavra de Deus, a bíblia diz que Ele é santo, pergunto mais uma vez estamos preocupado com o que Deus quer de nós e de nossas atitudes ou estamos só querendo nos fatisfazer e encontrar apoio para nossa opinião e para o que diz Deus na bíblia eu nem me importo, porque na hora em que eu precisar eu chamo por Ele e pronto está tudo bem.

12 11 2009
tatyseixas

Prezado desconhecido,

Não fui eu a autora desse post, mas não pude evitar de me meter na história… o grande problema do seu comentário é que ninguém pode ao certo saber qual é a posição de Deus sobre esse assunto, até porque, além de alguns malucos que dizem conhecê-lo pessoalmente ou ser filho Dele (vide Henri Cristo), ninguém pode perguntar a ele o que pensa realmente e obter uma resposta.

Você poderá citar a bíblia, mas não custa lembrar que ela não foi escrita por Ele, mas por seres humanos, tão falhos e parciais como essa que vos fala. E, vale lembrar a idade de tal registro, desde então muita coisa mudou, não acha? Inclusive, há muito tempo deixou de heresia, punida por morte, ser homossexual ou debater sobre o assunto.

Enfim, o que estou querendo dizer é que é semi-impossível discutirmos imparcialmente sobre religião. O que realmente podemos fazer é respeitar a opinião, crença e opção sexual alheia.

Mas não fique sentido com minha sinceridade e opinião. O mais legal desse post é a lição que ele nos deu, pois nós mesmos, destiladores de veneno, fomos preconceituosos em relação ao conteúdo da Folha Universal que foi muito mais imparcial que esse blog.

Então, fica compartilho a lição com todos: viva o livre arbítrio, mas abaixo o preconceito!

Deixe um comentário

